Internet nas férias: cinco conselhos para poupar dados móveis e navegar com segurança este verão

Dados recentes da ANACOM revelam que Portugal apresenta preços de internet móvel entre 40% e 72% acima da média da União Europeia, colocando o país entre os mais caros

Executive Digest
Julho 23, 2025
13:21

Portugal tem uma das internets móveis mais caras da Europa e, em pleno verão, com o aumento do uso de dados móveis durante as férias, os consumidores enfrentam maiores dificuldades para manter-se ligados de forma económica e segura.

Dados recentes da ANACOM revelam que Portugal apresenta preços de internet móvel entre 40% e 72% acima da média da União Europeia, colocando o país entre os mais caros.

Segundo a ANACOM, em maio de 2025, os preços das telecomunicações aumentaram 0,4% face ao mês anterior. Em termos anuais, Portugal registou uma variação de 4,5%, o que representa uma subida de 5,8 pontos percentuais acima da média da UE (que foi de -1,3%), sendo o 4.º país com os maiores aumentos. No segmento móvel, a variação foi de 5,6%, reflexo direto das atualizações anuais do Índice de Preços no Consumidor (IPC).

Em paralelo, o uso da internet é bastante intensivo: os portugueses passam, em média, 7 horas e 30 minutos por dia online, um valor superior à média global de 6 horas e 40 minutos, de acordo com o relatório Digital 2025: Portugal (DataReportal). Uma grande parte dessa utilização ocorre através de dispositivos móveis, o que reforça a necessidade de estratégias eficazes para a poupança de dados durante as férias.

Para ajudar os consumidores a manterem-se ligados sem comprometer o orçamento nem a segurança digital, a Selectra, especialista em serviços de telecomunicações e energia, reuniu cinco conselhos úteis.

5 Conselhos para usar Internet com segurança e poupança nas férias

1. Transforme o seu telemóvel num hotspot Wi-Fi

Utilize a função “Zona Wi-Fi” para partilhar os dados móveis com outros dispositivos. É uma alternativa simples e sem custos adicionais (desde que respeite os limites do seu tarifário), ideal para navegação básica ou envio de e-mails.

2. Use um router portátil ou pen USB 4G

Estas opções garantem autonomia e privacidade e funcionam com cartões SIM nacionais ou estrangeiros. São úteis especialmente em locais sem Wi-Fi ou para quem viaja frequentemente.

3. Ative um plano temporário ou cartão SIM local

Se estiver fora da sua zona habitual, pode poupar aderindo a planos de curta duração com dados móveis incluídos, evitando o pagamento de roaming excessivo. Os Operadores Móveis Virtuais oferecem soluções flexíveis e económicas.

4. Evite Wi-Fi público para operações sensíveis

Redes gratuitas em hotéis, cafés ou aeroportos são vulneráveis a ataques. Sempre que possível, use VPN para proteger os seus dados. Evite aceder ao homebanking ou introduzir palavras-passe em redes abertas.

5. Reduza o consumo de dados com hábitos inteligentes

● Use Wi-Fi sempre que disponível;
● Desative atualizações automáticas e sincronizações em segundo plano;
● Instale versões “lite” das apps (Facebook Lite, Instagram Lite);
● Active o modo de poupança de dados do seu sistema operativo;
● Envie mensagens de texto em vez de chamadas por apps de dados.

Por exemplo, ver uma hora de Netflix em HD consome cerca de 3GB, o Spotify até 700MB, e 10 minutos no Instagram podem gastar 100MB – volume que rapidamente esgota pacotes de dados limitados.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.